Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1986
Objetivos
1.1 Cognitivos
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado nos conhecimentos básicos sobre conduta inicial em traumatismos ósseos, em afecções do aparelho locomotor e em lesões ortopédicos e traumatológicos do RN, e basicamente conhecer:
01) a abordagem no atendimento a um politraumatizado em seus aspectos gerais e ortopédicos;
02) a seqüência ao tratamento a uma fratura exposta;
03) sinais clínicos e radiográficos de uma fratura no aparelho locomotor;
04) os sinais clínicos e radiográficos de uma infecção óssea;
05) o diagnóstico diferencial de uma paralisia em um RN;
06) os sinais clínicos das principais lesões da coluna, ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé;
1.2 Psicomotores
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado:
01) realizar a anamnese e o exame físico sistematizado em relação a queixa principal do doente;
02) realizar os modelos mais simples e freqüentemente utilizados de imobilizações nos tratamentos das lesões agudas osteoarticulares dos membros e da coluna;
03) identificar os casos de doenças crônicas que não necessitam de tratamento de urgências;
04) realizar atividades básicas de natureza cirúrgica na conduta de traumatismos mais freqüentes do aparelho locomotor.
1.3 Afetivos
01) reconhecer a importância de preservar a integridade do paciente, poupando-lhe sofrimentos ou constrangimentos desnecessários, ao executar procedimentos diagnósticos e terapêuticos;
02) reconhecer a importância de minimizar a ansiedade do paciente, de seus familiares e amigos, informando-os com clareza e com respeito sobre o andamento do diagnóstico e tratamento e das eventuais seqüelas que podem ocorrer;
03) reconhecer a importância de preencher corretamente o prontuário de modo a permitir que a evolução do paciente possa ser acompanhada por toda equipe assistencial, e que os dados permitam, à revisão, auferir eventuais informações necessárias do ponto médico-legal;
04) reconhecer que a prestação de assistência não se limita à prescrição dos medicamentos ou de procedimentos, mas também inclui a supervisão de como estão sendo aplicados e de quais os efeitos sobre a evolução do paciente;
05) colocar os interesses do paciente acima de conveniências pessoais com o horário de trabalho. Neste sentido, ter iniciativa para tomar atitudes que contribuam para o bem estar físico e psicológico do paciente, ainda que em desacordos com hábitos e convenções, desde que não resultem destas atitudes prejuízo para os demais pacientes e andamento do serviço;
06) manter um clima de respeito para com os seus pares e superiores bem como com os demais membros da equipe assistencial;
07) ter maturidade e reconhecer sua própria participação no processo de aprendizado, esforçando-se para cumprir as metas educacionais.
Docente(s) Responsável(eis)
Olavo Pires de Camargo
Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho
Rames Mattar Junior
Tulio Diniz Fernandes
Programa
2.1 Aulas teóricas
1) Imobilizações
2) Infecções em Ortopedia
3) Ortopedia Pediátrica I
4) Princípios de Tratamento de Fraturas
5) Ortopedia Pediátrica II
6) Patologia do Pé
7) Traumatologia da Coluna Vertebral
8) Traumatologia do Quadril
9) Traumatologia do Ombro e Cotovelo
10) Traumatologia do Antebraço, Punho e Mão
11) Traumatologia do Joelho
12) Traumatologia do Tornozelo e Pé
13) Semiologia da Coluna, Ombro e Quadril
14) Semiologia da Mão, Joelho e Pé
2.2 Seminários
1) Anatomia da Coluna Cervical
2) Anatomia do Ombro
3) Anatomia do Braço e Plexo Braquial
4) Anatomia do Antebraço
5) Anatomia do Punho
6) Anatomia da Mão
7) Anatomia da Coluna Lombar
8) Anatomia da Bacia
9) Anatomia do Quadril
10) Anatomia da Coxa
11) Anatomia do Joelho
12) Anatomia da Perna
13) Anatomia do Tornozelo e Pé
2.3 Visitas
2.4 Procedimentos:
1) Anamnese e exame físico de pacientes
2) Imobilizações provisórias ou definitivas em traumatismos osteoarticulares
3) Participação em intervenções cirúrgicas destinadas ao tratamento dos problemas ortopédicos e traumatológicos mais correntes com suturas, punções, trações esqueléticas e drenagens de abcesso.
3. Modalidade do estágio
As atividades do setor de Pronto Socorro serão realizadas por dois internos de cada vez, desta forma permitindo que os mesmos tenham o seu grau de importância no serviço e não fiquem ociosos devido a sobrecarga humana, podendo assim executar um maior número de procedimentos por plantão e exercer seu papel de responsabilidade.
Os internos que não estiverem na escala de pronto socorro naquele dia, deverão realizar atividades teórico-práticas no setor de ambulatório onde entrarão em contato com a seqüência terapêutica das patologias atendidas no PS e terão oportunidades de observar uma série de pacientes com problemas ortopédicos decorrentes a seqüelas de patologias de urgência, bem como outras patologias ortopédicas de que não se caracterizam como urgência mas estarão presentes no dia a dia do médico generalista. Além disso, participarão dos seminários com temas referentes a urgência ortopédica e traumatológica, para que possam ter um embasamento teórico no exercício das atividades no PS, e participarão de visitas e discussões de casos a pacientes internados provenientes do Pronto Socorro.
Pronto Socorro
Os plantões de Pronto Socorro serão de 12 horas (das 7:00h. às 19:00h. e das 19:00h. às 7:00h.). Deverão se apresentar ao plantão dois internos por dia sendo de grande importância a pontualidade.
Atividade dos outros internos
O estágio dos internos de Sexto Ano cursa-se basicamente em 25 dias. Na primeira semana de estágio está programada a ambientação do mesmo no IOT, uma vez que muitos dos internos sequer conhecem o prédio. Assim, no primeiro dia de estágio após a aula inaugural e apresentação do curso, os internos farão uma visita ao prédio para conhecer melhor os recursos disponíveis e será reservado um período para que este possa realizar a divisão de plantões. Nos três dias subseqüentes no período da manhã o interno deverá assistir a uma aula teórica de aproximadamente uma hora e posteriormente executar uma atividade prática. Nas duas semanas seguintes, o interno deverá comparecer ao ambulatório no período das 8:00 às 9:30 horas, onde serão divididos em grupos de três alunos que acompanharão um grupo especializado, sendo que estes grupos de alunos se revezarão nos grupos especializados de forma que cada aluno passe por cada grupo especializado em dois dias diferentes. Das 9:30 às 12:00 horas realizarão os seminários propostos. No período da tarde das 13:00 às 15:00 horas, novamente freqüentarão o ambulatório de mesma forma já proposta, e das 15:00 às 18:00 horas serão acompanhados pelo preceptor em visitas a enfermaria onde se discutirá a semiologia ortopédica, os parâmetros de normalidade dos RX do aparelho músculo-esquelético, e se apresentará um caso de pacientes internado relativo ao seminário estudado naquele dia. Às sextas-feiras no período da manhã o interno assistirá a visita geral do pronto socorro e posteriormente a visita geral da clínica no período da manhã e a tarde terá período de estudo para o preparo dos seminários.
Grupos especializados que o interno deverá passar:
– mão
– pé e tornozelo
– síndromes pediátricas
– joelho
– quadril adulto
– paralisia cerebral
– coluna cervical
– coluna lombar
Enfermaria
Os internos dividem os leitos no Pronto Socorro e evoluem. Cada interno é responsável por 3 leitos, devendo apenas evoluir diariamente, cabendo ao residente do leito a prescrição.
Centro Cirúrgico
Os internos auxiliam nas cirurgias e evoluem com a equipe que fez a cirurgia, realizando visitas 3 vezes por semana.
Avaliação
Método
Será realizada prova teórica e prática no final do curso.
Critério
Será realizada avaliação pelo preceptor, residente e assistente quanto a participação do aluno no estágio, bem como seu desempenho nas áreas afetiva, conhecimento, cognitiva e freqüência.
Norma de Recuperação
Os alunos que estiverem de acordo com as normas da USP, poderão realizar nova prova.
Bibliografia
1. NETTER, F.H. Musculoskeletal System. V. 8, Part I, Anatomy, physiology and metabolic disorders. The Ciba Collection of Medical Illustrations.
2. ROCKWOOD; GREEN. Fractures. 4 ed. Philadelphia, Lippincot, 1996.
3. TACHDJIAN, M.O. Pediatric orthopaedics. 2 ed. Philadelphia, Saunders, 1990.
4. CAMPBELL’S. Operative orthopaedics. 9 ed. Philadelphia, Mosby, 1998.