Clínica de Medicina do Esporte
O Grupo de Medicina do Esporte do IOT configura-se em mais um polo que fortalece e estimula as ciências voltadas à atividade física e ao esporte, como moduladores de saúde e bem-estar das pessoas. O pilar de sustentação de suas atividades está baseado no ensino, pesquisa e assistência, podendo ser citados: o atendimento gratuito a atletas de todas as modalidades esportivas, a criação de um curso de residência médica em medicina do esporte, a organização de simpósios de saúde no esporte, aulas teóricas aos alunos da FMUSP, projetos sobre exercício e esporte, entre outros.
Hoje, a Medicina do Esporte do IOT destaca-se por sua frequente atividade científica, juntando-se a força tarefa necessária para o crescimento da medicina do esporte do nosso país.
O setor de Clínica do Esporte do IOT é responsável pela atenção clínica ao indivíduo que busca orientação para atividade física, bem como ao esportista de alto desempenho. Além da avaliação física, realiza exames complementares e avaliações funcionais, quando necessárias para cada situação.
O esportista recebe a atenção de médicos especialistas em medicina do esporte, podendo ter também, suporte de retaguarda nas diferentes especialidades médicas para situações eventuais de maior complexidade.
O grupo, junto às equipes e aos atletas, realiza prevenção de problemas clínicos e ortopédicos, oferecendo suporte nutricional e psicológico em situações de atendimento inicial, em conjunto com as áreas afins, e atendendo intercorrências médicas durante eventos esportivos e viagens de delegações.
O setor de Ortopedia e Traumatologia do Exercício e do Esporte oferece atendimento aos pacientes com lesões esportivas do aparelho locomotor, típicas ou eventuais que acontecem tanto na prática da atividade
física geral quanto no esporte de alto rendimento.
Marcação de consulta na Medicina do Esporte
Consultas junto ao grupo de Medicina Esportiva podem ser agendadas diretamente pelo atleta, no Setor de Registro deste Instituto mediante apresentação de encaminhamento médico com diagnóstico endereçado à Medicina Esportiva e da carteira da Federação esportiva a que pertence. Nosso endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos nº 333 – térreo, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 16 h
Centro Médico de Excelência no Brasil
O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, preencheu todos os pré-requisitos de qualidade e tornou-se em dezembro de 2009 o primeiro Centro Médico de Excelência da FIFA na América Latina. Com a medida, os médicos do HC participarão de todas as reuniões médicas da entidade máxima do futebol mundial, colaborando nas tomadas de decisões.
Para o chefe do grupo de Medicina Esportiva do IOT, Arnaldo Hernandez, uma grande porta se abre para o futebol brasileiro. “Um importante canal está sendo criado para que os clubes do País interajam com a FIFA. Nós faremos a mediação desse contato, apresentando projetos e esclarecendo dúvidas dos times junto à entidade”, apontou. Segundo ele, a partir de agora todas as decisões da FIFA na área médica contarão com a participação e a opinião de profissionais do HC.
Atualmente, a FIFA conta com outros oito centros médicos de excelência no mundo, em países como Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega. “Seremos o primeiro na América Latina, o que é um grande reconhecimento ao trabalho prestado pelo Instituto de Ortopedia do HC”, informa Hernandez.
De acordo com o médico, para alcançar o novo posto, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar do HC, a intensa produção científica do Complexo e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. “A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação”, destacou.