Único brasileiro que viajou até o espaço e viu nosso Planeta e todo seu arredor, o engenheiro Marcos Pontes, primeiro Astronauta Brasileiro, visitou o IOT nessa segunda (6/12), para atender a um pedido especial do paciente, Paulo Henrique Machado, morador da Unidade semi-intensiva.
Trocando conhecimentos com Paulo, que tem muita paixão por sua profissão, Marcos contou suas experiências durante a viagem espacial e entregou um livro de sua autoria, autografado, para Paulo e Eliana. “Quando você olha a Terra, além do aspecto dela ser bonita, você começa a pensar na vida. É uma emoção e tanto, a espera, a decolagem, você estudou tanto, mas não sabe o que vai acontecer. Pensa na família, em uma série de coisas. Ao mesmo tempo em que está apreensivo, você está feliz”, disse Marcos.
O Astronauta apontou algumas curiosidades, como ver o por do sol 16 vezes ao dia, a sensação da chegada ao espaço como dor de cabeça, pé gelado, coração disparado, voltando ao normal depois de 3 dias. Perguntado por Eliana como foi para ele vir aqui conhecê-los, Marcos respondeu que é um momento de felicidade. “A possibilidade de felicidade é isso. Aproveitar cada momento. Você tem que viver hoje, sem pensar daqui a 20 anos ou no que passou”.